Conheça o Método Fônico de Alfabetização que você irá se surpreender
Esse artigo sobre o método fônico de alfabetização já estava escrito antes mesmo da Política Nacional de Alfabetização ter sido lançada a poucos dias atrás, em Março de 2019, através de minuta de Decreto, pelo atual governo federal de Jair Bolsonaro, pela equipe do Ministro da Educação (MEC) Ricardo Vélez.
O método fonético inicia-se da parte para o todo, isto é, começa a entender o código escrito (grafema) para entender os seus sons, para depois ir associando com sílabas, palavras, e então frases.
Como vimos neste artigo, ele faz parte dos métodos sintéticos!
Vários estudiosos também indicam o método inverso para as crianças, o começar do todo para se chegar às partes, os chamados métodos analíticos.
Aqui, em nossa redação, não consideramos um método em detrimento a outro (desde que consigam se conciliar). Acreditamos que todo o tratamento e toda abordagem devem ser complementares a outro. Porém, destacamos o método fonético neste texto como um dos principais pilares da alfabetização de crianças e adultos, pela sua simplicidade e forma de agir, mas não o único e nem de forma isolada.
Conhecer como funcionam as letras e seus sons é um passo importante da alfabetização, e extremamente necessário.
Outro passo é fazer com que a criança entenda que a escrita representa o som da palavra através de um código escrito, pela junção de letras, e não exatamente pelo desenho do objeto em si.
Se perguntar a uma criança, que ainda não começou a ser alfabetizada, como “escrever” uma casa, por exemplo, ela desenharia uma casa, e não a palavra casa. Ou se pedir a ela para desenhar um carro, faria um desenho de carro.
É importante também ter o tempo certo para se empregar um determinado método, o que varia de acordo com a capacidade da criança e seu desenvolvimento. Porém, não precisamos esperar que ela amadureça completamente e se desenvolva adequadamente para se iniciar o processo de alfabetização.
Isso pode ser feito aos poucos e ir criando e mostrando à criança que existem formas abstratas de se representar um objeto, além de seu desenho representacional.
Tirando toda a controversa de lado, vamos abordar neste artigo como o método fonético lida com a alfabetização, onde as crianças aprendem primeiro os sons das letras e, a partir daí, começam a misturar os sons das letras entre si, conseguindo formar palavras completas.
O alfabeto da língua portuguesa possui 26 letras, e com essas letras formamos os fonemas, que se articulam e pronunciam-se as palavras que fazem parte do nosso vocabulário.
O método fonético foi uma estratégia criada para ajudar em paralelo com o método tradicional de alfabetização. Pois com esse método e consciência fonêmica das crianças são despertadas de modo afetivo.
Entretanto, o método acabou se expandindo de forma independente, criando-se seus próprios processos e modelos de se alfabetizar.
O QUE É "MÉTODO FONÉTICO DE ALFABETIZAÇÃO"?
O método fonético de alfabetização ensina o som da primeira letra das palavras. E com a mistura dos sons as crianças conseguem pronunciar o vocábulo completo, sendo assim, elas conseguem ler todas e quaisquer palavras.Nesse método, em vez do professor apresentar livros para que os alunos leiam de sua maneira, ele ensina primeiro os sons de cada letra e seus fonemas. E somente após essa etapa, é que as crianças aprendem a formar palavras.
Os objetivos do método fonético são:
- Fazer com que a criança entenda que cada letra tem sons diferentes;
- Que os sons iniciais das letras se modificam dependendo da junção das letras;
- Quantas letras precisam ser mudadas em uma palavra para se formar uma nova palavra;
- As letras que representam cada fonema;
- Conhecer o som de cada letra, e consequentemente sílabas, para se conseguir ler.
Como todos os processos e métodos, não existe apenas uma única regra ou modelo pré-definido. Existem diversas variações, e vamos seguir com uma delas.
ETAPAS DO MÉTODO FONÉTICO DE ALFABETIZAÇÃO
A primeira etapa do método fonético é ensinar as letras através dos sons. Usando-se palavras de seu cotidiano ou por histórias que foram criadas com a intenção de ajudar as crianças a relação que existe entre fonema e grafia, som e letra.Depois que o professor já identifica que a criança aprendeu a maioria dos fonemas, ele começa a utilizar o alfabeto móvel, ou as letras soltas, e pede para que o aluno tente formar palavras.
Após isso, a criança deve pronunciar os sons de cada letra, uma por vez.
Nessa etapa, o mais importante é instruir o aluno a perceber que o código escrito corresponde a um determinado som e que este som pode ser ligeiramente modificado através de suas combinações.
Conforme o professor for vendo que o aluno está evoluindo, ele começa a inserir alguns vocábulos mais difíceis, que possuem dígrafos, palavras com diferenças entre z e s, etc.
O segredo desse método fonético de alfabetização é sempre revisar com o aluno as combinações que ele já aprendeu, e ir aumentando a capacidade de leitura do aluno aos poucos.
METODOLOGIA DAS ATIVIDADES DO MÉTODO FONÉTICO
O método fonético possui uma metodologia de ensino que fará com que o aluno consiga se alfabetizar (neste caso, conhecer a correspondência das letras com os sons e sua leitura) de forma mais eficiente.A proposta do método consiste em apresentar de 2 a 3 letras novas por semana aos alunos, sempre observando os níveis de dificuldades inerentes à pronúncia de cada letra e sílaba formada por esta.
Veja a seguir:
Primeiro é ensinado ao aluno: A – E – I – O – U – ÃO
Algumas variações do método também levam em consideração aquelas sílabas que o próprio bebê já começa a pronunciar, como, por exemplo, o uso das consoantes M e P, onde o bebê já cita Mamãe, Papai, Mamá (mamar), Papá (papar).
Depois disso, o aluno aprende as consoantes que são irregulares, aquelas que são facilmente pronunciadas na forma isolada (são aquelas consoantes que possuem mais de um som), que são:
Após o aluno já ter aprendido também as consoantes que são mais fáceis de serem pronunciadas, o professor começa a ensinar as consoantes cujos sons são mais difíceis de se pronunciar na forma isolada, tais como:
Logo em seguida, o professor apresenta a consoante H, pois não tem nenhum som.
E, por fim, são apresentadas as letras:
Depois que o professor apresentar todas as letras com os seus sons regulares, é iniciado o processo de apresentar as correspondências grafofonéticas irregulares, que são:
Para que se possa introduzir os sons irregulares das seguintes letras:
E, por fim, introduzi-se a cedilha, e os encontros consonantais.
Somente nesse momento é que a criança precisa aprender a sequência do alfabeto.
Ao mesmo tempo em que a criança vai aprendendo os sons, o professor trabalha a consciência fonológica no aluno.
BENEFÍCIOS DO MÉTODO FONÉTICO DE ALFABETIZAÇÃO
Partindo-se do pressuposto de se alfabetizar pelo conhecimento das partes, das letras, o método fonético trás vários benefícios no processo de alfabetização, pois é totalmente baseado em uma forma de ensinar mais dinamicamente, como:- É uma forma inteligente, lúdica e não uma forma mecânica de se ensinar;
- Os alunos conseguem ser alfabetizados no período de quatro a seis meses;
- Conseguem ler com mais facilidade textos mais complexos e variados;
- Fortalece o raciocínio e também a inteligência verbal do aluno;
- Diminui os erros ortográficos do aluno;
- A redação da criança fica mais criativa com melhor coerência e coesão.
CONCLUSÃO
Com o método fonético a criança aprende a ler e escrever, pois conhece o som de cada letra o que faz com que ela se desenvolva e tenha habilidade para identificar o que está escrito.A criança já começa entendendo que a escrita é uma forma abstrata de representar coisas e expressões e que há uma lógica do som das sílabas com a junção de letras.
Com esse método as aulas podem ficar mais interessantes e dinâmicas, pois os alunos adquirem conhecimentos de forma lúdica, que pode trazer muitos resultados, uma vez que o professor usa diversos meios auxiliares como músicas, frases de historinhas, desenhos, etc.
E MAIS
Independente do método que você utilizar, você pode adquirir o nosso livrinho (nossa coleção) para servir de base e iniciação dos estudos de alfabetização.
Ele foi pensado justamente para servir e auxiliar em praticamente todos os métodos, uma vez que o professor ou os pais podem começar a usar o livro para entender as letras e sílabas, ou começar a contar as historinhas para que a criança entenda o texto e sua representatividade.
Para saber mais sobre o livro, e poder ter uma amostra inicial grátis, CLIQUE AQUI.
Se esse artigo te ajudou de alguma forma, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus amigos.
Eiii.... Você tem interesse em participar de um curso/treinamento sobre Alfabetização? Então, nos envie um email com o assunto: Curso Livre de Alfabetização.
Nosso email: sac@minhaprimeiraleitura.com.br
compartilhe este artigo nas redes sociais
Leia mais artigos